terça-feira, 28 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Bacillus cereus
O Bacillus cereus é uma bactéria gram-positiva, é aeróbia facultativa, pertence ao filo Firmicutes e é responsável pela maior parte das doenças de histórico alimentar. Sob a forma de esporo, este organismo está presente no solo e por isso quase sempre é o agente patológico responsável pela infestação (contaminação) de toda uma plantação. Uma vez colhidos da plantação, os alimentos vem contaminados e se não houver uma preparação adequada, contaminarão tudo à volta (o que normalmente ocorre).
Quem consumir esses alimentos contaminados poderá apresentar quase que de imediato vômito frequente, e quem só apresentar sintomas a partir de 6 horas (em média) após a ingestão, normalmente terá mais diarréias que vômitos.
A manipulação dos alimentos não deve ser descuidada, pois esta bactéria forma esporos que produzem duas toxinas preocupantes: uma delas é termo-lábil (que provoca diarréias) e a outra é termo-estável (que provoca vômitos). Por isso alguns procedimentos são necessários: lavar bem os alimentos (os grãos, principalmente, já que o contato com o solo é direto), lavar bem as mãos (se possível use luvas estéreis culinárias), após cozer os alimentos sirva-os em seguida e guarde as sobras não aproveitadas imediatamente (os esporos se reproduzem bem em temperatura ambiente). Uma sucessão de equívocos de manipulação durante todo o trajeto do alimento, desde a colheita até a mesa do consumidor, causa sérios transtornos à quem os consome, variando de sintomas leves à casos mais graves que necessitem do auxílio de hidratação por soros.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Escherichia coli
A Escherichia coli é uma bactéria bacilar Gram-negativa, que, juntamente com o Staphylococcus aureus é a mais comum e uma das mais antigas bactérias simbiontes do homem.
A E. coli assume a forma de um bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aérobias e anaerobias facultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula.
A E. coli é um dos poucos seres vivos capaz de produzir todos os componentes de que é feita, a partir de compostos básicos e fontes de energia suficientes. Ela é lactase positiva, uma enzima fermentadora de açucares que é grandemente responsável pela flatulência de cada pessoa, especialmente após o consumo de leite e seus derivados.
Possuem fímbrias ou adesinas que permitem a sua fixação, impedindo o arrastamento pela urina ou diarreia. Muitas produzem exotoxinas. São susceptiveis aos ambientes secos, aos quais não resistem. Possuem lipopolissacarídeo (LPS), como todas as bactérias Gram-negativas. Esta molécula externa ativa o sistema imunitário de forma desproporcionada e a vasodilatação excessiva provocada pelas citocinas produzidas pode levar ao choque séptico e morte em casos de septicémia.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Salmonella
Salmonella é um gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas, pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. Tem em seu nome uma referência ao cientista estadunidense chamado Daniel Elmer Salmon, que associou a doença à bactéria pela primeira vez.
São bactérias Gram-negativas, em forma de bacilo, na sua maioria móveis (com flagelos peritríquios), não esporulado, não capsulado, sendo que a maioria não fermenta a lactose. As salmonelas são um gênero extremamente heterogêneo, composto por três espécies, Salmonella subterranea, Salmonella bongori e Salmonella enterica, esta última possuindo quase 2000 sorotipos. A classificação em serogrupos depende do antigénio O, enquanto que a classificação em serótipos depende do antigénio H.
Dentre as de maior importância para a saúde humana destacam-se a Salmonella Typhi (Salmonella enterica enterica sorovar Typhi), que causa infecções sistêmicas e febre tifóide – doença endêmica em muitos países em desenvolvimento – e a Salmonella Typhimurium (Salmonella enterica enterica sorovar Typhimurium), um dos agentes causadores das gastroenterites.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Staphylococcus aureus
Staphylococcus aureus
Staphylococcus aureus, também conhecido como estafilococo dourado, é uma espécie de estafilococo coagulase-positivos. É uma das espécies patogénicas mais comuns, juntamente com a Escherichia coli. É a mais virulenta espécie do seu género.
Têm forma esférica (são cocos), cerca de 1 micrómetro de diâmetro, e formam grupos com aspecto de cachos de uvas com cor amarelada, devido à produção de carotenoides, sendo daí o nome de "estafilococo dourado". Cresce bem em ambientes salinos.
Cerca de 15% dos individuos são portadores de S.aureus, na pele ou nasofaringe. A infecção é frequentemente causada por pequenos cortes na pele.
Assinar:
Postagens (Atom)